Inovação é a única forma das empresas sobreviverem no pós-pandemia
Estes consumidores consideram, ainda, que produtos rotulados de “Produto do Ano são as melhores novidades lançadas no mercado (43%). Uma afirmação que vai de encontro aos 89% dos consumidores que revelam gostar de experimentar novos produtos, praticamente os mesmos (85%) dos que estão dispostos a pagar mais por um produto novo, desde que os satisfaça.
O mesmo estudo revela que 65% dos portugueses é da opinião que os novos produtos são pouco diferentes dos já existentes, ou seja, que há pouca inovação disruptiva, sendo a maioria “upgrades” a produtos já existentes. Esta afirmação é corroborada com os 52% que considera não existirem muitos produtos novos.
Neste contexto, 56% dos consumidores está disposto a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que atualmente compra.
A maioria dos consumidores (85%) privilegia os produtos que tenham uma boa relação qualidade/preço. Existe ainda quem valorize os produtos que melhoram a saúde – 43% dos portugueses – e 41% da população inquirida prefere produtos mais naturais, especialmente, as mulheres.
Produto do Ano
O Produto do Ano é o único método de avaliação da inovação em produtos com presença mundial e certificado em Portugal com o ISO9001 em gestão de qualidade. Atualmente presente em 46 países, o seu objetivo é guiar os consumidores até aos melhores produtos do mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação.