Esta missão faz parte de uma longa odisseia com o objetivo de aumentar muito substancialmente o conhecimento que temos de Marte, o que vai incluir o transporte de amostras recolhidas em Marte, pela Perseverance, para serem estudadas em Laboratórios na Terra.
Portugal e o ISQ tambem fazem parte desta odisseia, já que o escudo de proteção da cápsula, onde estas amostras vão fazer a última fase da longa viagem, a reentrada na atmosfera terrestre, foi concebido e testado por um consórcio português liderado pela Amorim, com o ISQ, PIEP e a empresa Stratosphere, num projeto da Agência Espacial Europeia (ESA).
O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de escudo de proteção térmica e amortecimento de choques na aterragem, a incorporar na cápsula. O trabalho contou com uma componente de engenharia, construção e ensaios do demonstrador da cápsula.
Engenharia portuguesa em Marte
O ISQ realizou uma parte dos ensaios de validação dos modelos de engenharia e foi responsável pelo ensaio final de impacto do demonstrador da cápsula. Este ensaio final consistiu em reproduzir as condições reais em que a cápsula irá impactar o solo e foi realizado no Laboratório de Ensaios Especiais do ISQ, situado em Castelo Branco.
Este projeto foi concluído com sucesso e desta forma teremos uma participação portuguesa relevante, na procura de respostas a uma pergunta que a humanidade se coloca desde sempre, a possível existência de vida noutros planetas.