Como empresário
Encontrei este texto no facebook de um empresário, meu amigo. Achei que valia a pena partilhar aqui no gerir pequeno para que todos pudessem reflectir e partilhá-lo também.
Convido todos a abrirem uma empresa ou negócio e arriscarem o seu próprio capital para fazer o país crescer e vivenciar por algum tempo qual é a responsabilidade de coordenar um projeto, a regularização de impostos (demasiados), a seleção de pessoal, o aluguer de instalações, o investimento em meios e equipamentos, as infraestruturas, as avenças e os pagamentos de ordenados a tempo e horas.
Convido a todos a fazerem esta experiência. Que aprendam a calcular o valor de uma hora de trabalho. Que haja noites sem conseguir dormir preocupados com as contas e com o posto de trabalho de cada um…
Também os convido a experimentar formar pessoas, inspirando o que há de melhor em cada uma delas.
Motivar com palavras, com respeito, honestidade, com formação e com o seu dinheiro…e que depois desse esforço eles te desapontem…e algumas ainda demonstrem ingratidão…principalmente quem menos esperamos.
Invista, vista a camisola e saia para a rua em busca de novos projetos…que eles não caem do céu…
Tente encorajar o bom humor quando os inimigos e as críticas vierem.
Quando duvidam de si e quando começar a duvidar de si mesmo até encontrar forças para superar.
Recomendo vivamente.
Além disso, tente olhar nos olhos de um funcionário e despedi-lo…sabendo que tem uma família para sustentar e mesmo que seja por motivos mais do que justificados.
Voltar para casa frustrado com um projeto, ideia, estratégia que não funciona.
Mas ainda assim fique firme e encorajado SEMPRE.
Faça este teste…Acorde às 3h da manhã sem motivo aparente, a pensar num problema e em como o ultrapassar no dia seguinte.
Experimente ser patrão por alguns anos criando empregos e oportunidades. E por alguns ainda ser visto como um aproveitador!…
Faça este teste.
Mas faça isso com a verdadeira convicção de que o propósito do seu negócio vai muito além de ganhar dinheiro.
E quando falarem de si…se alcançou o sucesso…lembre-se de tudo o que aconteceu ao longo da jornada. Guarde na sua alma!…
Falta acrescentar a esta experiência as amarguras de ser empresário.
Façam esta experiência.
Copiem e colem o texto “Como Empresário” para apoiar os empresários deste País.
Apoiem os empreendedores e as micro e pequenas empresas.
(Obrigado Miguel)