O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de defesa pessoal com origem no Japão, tendo sido exportado para o Brasil em princípios do século XX, onde foi aprendido e desenvolvido pelo famoso clã de lutadores: a família Gracie.
O principal responsável pelo desenvolvimento e popularização do Gracie Jiu-Jitsu foi o Mestre Hélio Gracie. Na sua juventude, Hélio Gracie, era um rapaz débil e sem condições de vir a praticar qualquer tipo de actividade física. Tratando-se o jiu-jitsu de uma arte de combate o jovem Gracie parecia impossibilitado de a praticar devido ao elevado esforço físico que esta requeria e sendo ele um jovem débil e doente (asmático) estava proibido por médicos de a praticar. Contudo, a persistência do jovem Hélio não o impediu de começar a praticar o jiu-jitsu adaptando-o á sua frágil estatura e condição física. Surgiu então o Gracie Jiu-Jitsu. Ao constatar que tinha desenvolvido uma forma de combate tão eficaz e que não requeria nenhum tipo de preparação atlética, Hélio Gracie, começou a desafiar praticantes de diferentes artes marciais (capoeira, karate, boxe, luta livre, etc) para combates sem regras de forma a testar a eficiência do seu jiu-jitsu. As suas vitórias em combates contra adversários mais fortes, mais pesados e mais jovens deram fama ao Gracie tornando-o o lutador mais famoso da história do Brasil.
Hoje em dia o Gracie Jiu-Jitsu, ou Jiu-Jitsu Brasileiro como também é conhecido, é a arte marcial que mais cresce no mundo devido sobretudo á sua filosofia: “máximo de eficácia com o mínimo de dispêndio de energia”.